Toda profissão tem suas dificuldades e desafios. No caso dos Advogados não poderia ser diferente. Listamos aqui os principais desafios que provavelmente todo Advogado já enfrentou (ou vai enfrentar, no caso dos futuros profissionais) durante sua carreira. Confira:
Principais desafios como Advogado
1. Começar
O início é difícil para todo Advogado: primeiramente é preciso decidir qual carreira seguir (se advocacia pública, em escritório ou corporativa). Outro grande desafio citado é que os jovens Advogados acabam sofrendo preconceito por terem acabado de se formar, sendo que seus conhecimentos podem ser questionados. O que é uma grande injustiça, principalmente considerando a nova geração que também tem muito a ensinar para os mais velhos.
2. Colocação no mercado de trabalho
Após decidir o caminho a seguir, é preciso buscar experiência para se consolidar em uma área de atuação dentro da advocacia. Este é outro trabalho árduo, que leva anos de dedicação e estudo.
3. Concorrência
O Brasil tem nada menos do que 1 milhão de Advogados e todos os anos este número só aumenta. Então, não é de se espantar que esta é umas das dificuldades mais apontadas pelos Advogados, que precisam se reinventar para se destacar no mercado.
4. Morosidade da Justiça
A lentidão da Justiça no andamento dos processos é outro desafio muito comentado entre os Advogados. Apesar de diversas melhorias já terem sido implementadas, principalmente em relação a utilização de ferramentas tecnológicas, o país ainda tem um número assustador de processos tramitando na Justiça.
5. Burocracia
Apesar de alguns processos ainda serem muito burocráticos, tornando-se assim um grande empecilho no cotidiano dos Advogados, atualmente existem muitas ferramentas que trazem agilidade – como o Certificado Digital, que é indispensável para o peticionamento eletrônico e o processo judicial eletrônico. Estas tecnologias agregam mais agilidade e praticidade na vida dos profissionais que frequentavam fóruns constantemente repletos de papéis.