Como escolho liderar meu escritório de advocacia em tempos de incerteza

No universo jurídico motivação e liderança na advocacia são temas que estão ganhando espaço. Afinal, não é segredo para ninguém que bons líderes são responsáveis por times motivados e produtivos. Hoje, em razão da alta competitividade do mercado, trabalhar em alta performance é uma necessidade, em especial para aqueles que pretendem se destacar. Nesse sentido, a liderança na advocacia pode ser um diferencial não apenas em termos de resultados, como também é uma boa forma de evitar processos de cisão traumáticos e perda de clientes.
Trabalhar a liderança na advocacia é fundamental para que o time de profissionais atue mais satisfeito, reconheça a sua importância dentro do escritório e contribua para os melhores resultados. Para quem é sócio ou gestor de um escritório é preciso compreender a importância da liderança na advocacia e como ela pode influenciar tanto a alta produtividade, quanto o engajamento e a motivação. Para saber mais sobre liderança e quais são habilidades necessárias para um advogado exercê-la, vale a pena conferir!

Liderança na advocacia: a peça chave engajar

Ter um time de advogados engajados e atuando em alta performance não é algo impossível, porém demanda esforço e dedicação por parte de um líder. Durante um bom tempo, os escritórios de advocacia se estruturaram a partir de relações de hierarquia, onde os sócios eram responsáveis por suas equipes e pelos resultados promovidos por elas. Hoje, no entanto, os modelos de gestão na advocacia estão mudando. Em vez do modelo vertical, baseado em hierarquias rígidas e metas, muitos adotam o modelo horizontal onde as responsabilidades são compartilhadas, fazendo com que os advogados se sintam parte do escritório e celebrem os frutos do seu trabalho. Nesse modelo, a liderança na advocacia é essencial.
Ser um advogado líder, no entanto, requer estabelecer relações positivas entre advogados, estagiários, sócios e até o administrativo e financeiro. Um líder é responsável não apenas pelos resultados do escritório, como também é quem identifica as necessidades e habilidades de cada advogado do time, incentivando-o a sempre dar o seu melhor. Além disso, ao líder cabe alinhar os interesses de cada advogado com as necessidades do escritório, buscando sempre a maximização dos resultados.

Habilidades de um líder

Para exercer a liderança na advocacia e fazer com que os advogados se engajem e deem o seu melhor, é preciso ter algumas habilidades específicas. Somente assim é possível motivar profissionais, estabelecendo relações de parceria e valorizando o trabalho em equipe. Essas características não são um dom e devem ser desenvolvidas e continuamente aprimoradas através de treinamentos e capacitação, além de claro, autoconhecimento.

Deixe um comentário