Ser advogado ou juiz é seu sonho? Se graduar no curso de Direito é o primeiro passo para começar a carreira jurídica! Com o objetivo de colaborar para a ordem e para as relações entre indivíduos, organizações e grupos da sociedade por meio da aplicação das leis vigentes, o Direito é uma das áreas mais tradicionais do conhecimento.
Aparentemente, o curso de Direito é um dos queridinhos de muitos estudantes, o que levou o Brasil ao primeiro lugar do mundo em relação ao número de cursos oferecidos por diferentes instituições de ensino. Essa ampla oferta se deve, portanto, à alta procura, impulsionada pelas diversas opções de vagas emprego e bons salários.
Porém, essa popularização do curso de Direito fez com que, em certos casos, o conhecimento fornecido em sala de aula seja de baixa de qualidade. É por isso que, antes de tudo, vale lembrar que não basta apenas se formar no curso de Direito para exercer a profissão de advogado, pois é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados no Brasil (OAB).
Tendo em mente a precariedade do curso em algumas faculdades, o exame da OAB foi criado justamente para verificar se os estudantes estão capacitados para serem advogados. Então, além da faculdade, às vezes é necessário fazer um cursinho preparatório para o exame.
A área jurídica oferece um vasto leque de atuação. O profissional pode atuar em escritórios de advocacia, ser delegado, promotor ou juiz, tentar a carreira pública, médico legal ou atuar como autônomo.